AS ÚLTIMAS DO CHICOTE DA GALERA – 13.11.14

 

Festa Literária de Aquiraz cresce com apoio da Prefeitura

Foto: Joselito Araújo

Flaq traz grandes nomes em sua segunda edição, de 20 a 23 deste mês, no Engenhoca Park Ecoeducativo

 

O prefeito de Aquiraz, Antônio Fernando Freitas Guimarães, orientou sua equipe para oferecer total apoio ao evento. Ele justifica a mobilização em torno de iniciativas como a Flaq, destacando a expressiva relevância do incentivo às ações de cultura e educação para a municipalidade.

 

Prefeito Guimarães e Secretária Terezinha Holanda.

 

 

Bem sucedida, a primeira edição da festa deu combustível de sobra para a continuidade do evento. Tanto que, entre escritores renomados, já confirmaram presença: Carola Savaedra, Juan Pablo Villalobos, João Anzanello Carrascoza, Bernardo Kucinski, Pedro Bandeira e Socorro Acioli.

 

A Flaq terá mesas, oficinas, minicursos e encontros com o público. O homenageado deste ano é o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, autor de Zero, livro escrito durante a ditadura militar, que fala da repressão e do desejo de liberdade no país. Outra homenagem será ao poeta Artur Benevides, falecido em setembro, aos 91 anos.

 

Educação municipal em destaque

 

Entre as novidades desta segunda edição, está a FLAQ Infantil, com programação especifica. O evento paralelo acontecerá em dois momentos: com palestras, chamadas de “Encontro com o autor”, e através das oficinas. Uma oportunidade para ouvir escritores falando sobre a própria obra e percepções de temas diversos relacionados à literatura.

 

Escritores convidados visitarão escolas de Aquiraz durante os quatro dias de festa. Um dos fatores a motivar a escolha do município para evento é o favorável quadro da rede de ensino local, que aponta 800 professores em atuação em 50 escolas com 14.750 alunos matriculados. O acesso à Flaq é aberto a todo esse público, bastando apenas inscrição gratuita no evento.

Eusébio recebe empresa de tecnologia aeronáutica

O município de Eusébio receberá em breve uma unidade da empresa Chopper Solution, que já está em construção no bairro da Precabura. Trata-se de uma empresa de tecnologia aeronáutica, parceira de Helibras, que vai proporcionar o gerenciamento logístico de helicópteros ou frota; manutenção do helicópteros e componentes ; hangaragem de helicópteros e o transporte de combustíveis.
O projeto foi apresentado no plenário da Câmara de Eusébio no dia 26 de outubro. O empreendimento será um centro de serviços aeronáuticos para atender, inicialmente, os helicópteros de fabricação da ‘Airbus Helicopters’ e os motores de fabricação Turbomeca, sem exclusividade, realizando planejamento, gestão logística e outros serviços para a sustentabilidade logística de helicópteros.
Durante a explanação do projeto, o general de brigada, Antônio de Pádua, ressaltou a ampliação do mercado em questão no Norte e Nordeste que em dez anos teve um crescimento de 82 para 393 aeronaves. “Fortaleza é hoje a cidade que concentra o maior número de helicópteros no Norte e Nordeste possuindo 41 enquanto Recife tem 32. Hoje o estado do Ceará tem estimativa de crescimento de 10% ao ano”, afirmou.
O Prefeito Júnior destaca a importância do projeto que trará diversos benefícios para o município, entre eles, a geração de emprego e renda. “A empresa escolheu estrategicamente o Eusébio para instalar-se por diversos motivos: a proximidade com o mercado de Fortaleza e de outros estados do Nordeste; as facilidades de acesso; os incentivos fiscais e a boa infraestrutura da cidade. Com isso todos ganham, principalmente os trabalhadores que terão mais oportunidades de empregos e renda”, observou o gestor municipal.
Anúncios

Sobre ALANO MAIA

Site do cronista esportivo Alano Maia. Aqui a galera vai saber de tudo sobre o futebol dentro e fora das quatro linhas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s